Dificuldade na amamentação: Amigas Do Peito!

Nas primeiras semanas do meu filho, ele perdeu muito peso e meu pediatra aconselhou dar complemento antes do segundo mês. Eu que me preparei tanto para alimentação exclusiva com leite materno, não aceitava essa mudança antes de esgotar todas as possibilidades.

Eu busquei ajuda para ver se eu que estava fazendo alguma coisa errada…

O próprio pediatra indicou a ONG Amigas do Peito.  O grupo foi fundada em 1980 por iniciativa de Bibi Vogel, atriz e modelo consagrada na época e falecida em abril de 2004.



Formada por mulheres voluntárias, elas lutam pelo direito à amamentação e oferecem suporte emocional e psicológico às mães com problemas para amamentar. O grupo oferece atendimento por telefone – o Disque Amamentação (21- 2285-7779) -, promove reuniões em diversos locais do Rio de Janeiro e de Niterói, e também dispõe de um site (amigasdopeito.org.br).

O objetivo principal é orientar e apoiar as mães e as famílias na prática da amamentação através de reuniões de grupo, de atendimento telefônico, por cartas e e-mail. Calcula-se que mais de 800 mil pessoas já passaram pelos projetos.


Meu primeiro contato foi por telefone. Fui informada que uma vez no mês é realizado o encontro do grupo, em Niterói, município do Rio de Janeiro. Como é longe da minha casa, a pessoa que atendeu me orientou a buscar apoio mais próximo, me passando telefone e endereço. 

Mas o atendimento não ficou por aí… Contei detalhes do desenvolvimento do meu filho, ela me passou estratégias para melhorar a qualidade da mamada.

1) Retirar o primeiro leite com a bombinha. É um leite mais grosso, rico em proteína.
2) Deixar o bebê mamar o segundo leite, mais ralo e com mais gordura.
3) Complementar a mamada com o leite retirado da bombinha.
4) Oferecer esse leite com colherzinha ou no próprio potinho da bomba.

Recebi atenção e conselhos que me acalmaram, me deixaram mais segura e confiante! Nesse momento delicado para as mamãe, garanto que todo o tipo de apoio e troca de experiência é bem-vinda!

E o Pedrinho, no fim, segue com alimentação materna exclusiva, aos poucos já notamos que ele está mais forte, gordinho e muito esperto! Estamos todos ansiosos pela próxima consulta, mas especificamente pelo momento da pesagem. 


Valeu a Pena!


Anúncios

2 comentários sobre “Dificuldade na amamentação: Amigas Do Peito!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s