Ainda sobre amamentação

Durante a gravidez, ganhei 13 kg.  e como grande parte das mulheres, uma das minha preocupação após dar à luz era perder os quilos a mais ganhos. 
De acordo com a nutricionista Daniela Nader Serwy, amamentar é a primeira medida que a mulher deve ter nessa fase pós-parto para começar a eliminar os quilinhos extras. “Quando a mulher amamenta, é produzido o hormônio ocitocina, que provoca a contração do útero e que estimula o retorno do órgão ao tamanho normal. Sem falar que o aleitamento consome cerca de 700 calorias por dia. 
Ainda segundo a nutricionista Daniela Nader Serwy, apesar do desejo de perder peso, no período de amamentação, a mulher que quer fazer dieta deve manter no cardápio alimentos que contém nutrientes importantes, tanto para ela como para o bebê. “Devem ser consumidos, entre eles, os peixes, proteínas, grãos integrais, frutas, verduras e legumes, que são essenciais para a produção equilibrada do leite materno”, disse.
A proteína é a base para a produção de leite e, por isso, deve ser consumida no almoço e no jantar. Ela é encontrada em peixes, aves, carnes magras, ovos, ervilha, feijão e lentilha. Já a vitamina B6 ajuda na absorção adequada das proteínas e está presente nos cereais integrais, verduras verde-escuras, batata e banana. O cálcio fortalece os ossos e dentes e promove o bom funcionamento dos nervos e músculos, sendo encontrado em iogurtes e leite desnatado, ricota, queijo cottage, vegetais verde-escuros, sementes de girassol e gergelim cru. A vitamina C aumenta as defesas contra infecções e está presente nas frutas e legumes. “Recentemente, algumas pesquisas comprovaram a importância do ômega 3 para o desenvolvimento cerebral do bebê. O ômega 3 é uma gordura benéfica encontrada em peixes, como o salmão, atum, sardinha e grãos, como a linhaça”, afirmou.

Um dos alertas da nutricionista é que as mulheres que deram à luz há pouco tempo evitem as dietas restritivas, que são divulgadas pela mídia em geral. “O certo é buscar ajuda de um profissional que possa fazer uma dieta individualizada para cada caso, pois cada mulher é de um jeito e tem seu próprio estilo de vida”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s