ihhh, o leite empedrou…

amamentação

 

Amamentar é uma das coisas mais gostosas do início da maternidade. Como já comentei aqui, meu começo não foi fácil e se não tivesse buscado ajuda e orientação, eu teria desistido…



Acontece que hoje acordei com os seios enormes (mais que o normal da amamentação), duros e doloridos… Enfim, um total desconforto.  

Esses são os sintomas do ingurgitamento mamário, popularmente chamado de “leite empedrado”, ocorre quando as mamas não são totalmente esvaziadas nas mamadas. 

Para melhorar, a solução caseira é fazer compressa de água morna e colocar o bebê para mamar (livre demanda). O Problema não termina aí, acontece que o bebê pode ter dificuldade em pegar o mamilo devido ao inchaço e endurecimento das mamas. Nesse caso, o ideal é retirar um pouco de leite antes para facilitar a pega e evitar machucar os mamilos.

Para a compressa, indico os discos térmicos como os da Nuk ou Lansinoh que ajudam a estimular o fluxo de leite antes de amamentar. 

As duas podem ser encontradas em sites especializados em enxoval de bebês. Eu comprei a Lancinoh quando viajei para fazer meu enxoval (esse é assunto para outro post.)





Depois de algumas horas, já estava sentindo um certo alívio. Para completar o processo de restabelecimento, fiz massagem para ajudar a saída do leite.

Essa massagem tem o objetivo de estimular a saída do leite e deve ser feita com movimentos circulares, na vertical e em direção ao mamilo.

Confesso que na hora senti medo de não consegui amamentar, mas com calma e paciência a situação foi contornada e não atrapalhou em nada a alimentação do meu bebê!

O “empedramento”, em geral passa rápido, mas caso você passe pela mesma situação e não notar melhoras depois de medidas caseiras, procure seu médico!




Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s