Disciplina positiva, eu apóio!

disciplina positiva

Desde que comecei a pesquisar sobre a criação de filhos, me identifiquei com a Disciplina Positiva, pois ela não é um método, não é receita de bolo, e tende a ensinar habilidades sociais para adultos, crianças e adolescentes.

Seu principal diferencial é o vínculo de respeito criado através da empatia. Aplicando a disciplina positiva, você percebe que o amor se torna o principal elemento, onde se busca ser firme e gentil, sem aplicar castigos,humilhações e o uso do “Não” indiscriminadamente.

Claro que educar um filho não é tão simples assim, mas a disciplina positiva nos leva a entender que existem necessidades por trás do comportamento de nossos filhos, e enxergando e entendendo essas necessidades, conseguimos chegar na raiz do mal comportamento, ficando um pouco mais claro para nós pais, a forma de contornar algumas situações difíceis sem chegar ao extremo.

A Criação com Apego está dentro dos princípios da Disciplina Positiva e tem como regra de ouro a teoria que os pais devem tratar seus filhos da mesma maneira que eles desejam ser tratados. Acredito que esse princípio deve ser aplicado no nosso dia a dia e não apenas na criação dos nossos filhos. Se começarmos deixando essa herança para nossos filhos, estaremos cuidando para que o mundo se torne melhor, criando uma pessoa melhor.

A prática é muito mais difícil que na teoria. As barreiras começam dentro de casa, pois alguns avós tendem a repetir ações que foram comuns na educação deles (e que eles aplicaram em nós), como palmada, castigos severos, etc.

Como sabemos educar filhos é um trabalho desafiador, que temos que pensar a longo prazo e que o tipo de pessoa que somos, vai refletir na pessoa que estamos criando.

Ainda vamos conversar muito sobre a Disciplina Positiva por aqui!

Anúncios

Um comentário sobre “Disciplina positiva, eu apóio!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s