Chupeta é vilã ou mocinha?

chupeta

Aqui em casa ela é mocinha, mas aquela mocinha politicamente incorreta…

Quando estava grávida, eu era convicta de que meu filho não usaria a chupeta, mas alguns eventos me levaram a ser mais flexível. O primeiro deles é o efeito calmante sobre o bebê. Li muito sobre os primeiros reflexos dos recém-nascidos, e um deles é a sucção. Na verdade, no primeiro ano de vida é quase uma necessidade. Além da amamentação, a a sucção libera endorfina um hormônio que produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê, sendo um calmante imediato.

Além disso, alguns estudos evidenciaram possível efeito protetor contra morte súbita, desde que seja introduzida após a terceira semana de vida ou com a amamentação já estabelecida e utilizada apenas durante o sono (recomendação oficial da Academia Americana de Pediatria – AAP).

Eu sei também que existe uma longa lista de itens que fazem da chupeta uma vilã de novela da 8. Por isso, defendo seu uso com moderação, com orientação e não como um “cala boca”.

Agora, o que podemos afirmar fortemente, é que a chupeta é controversa até entre os pediatras. Enquanto alguns aprovam outros renegam violentamente. Mas é claro que a decisão está nas mãos dos pais.

Defendo que, como tudo na vida, o uso de forma exagerada, é sim prejudicial. mas acredito que deixar o bebê fazer a única coisa que nasceu sabendo fazer é justo e confortável para ele.

Pedrinho, aqui em casa, aprova a chupeta, curte em alguns momentos, mas vive bem sem ela também, pois prefere os dedinhos na boca (fofo demais).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s