A (má) ciência da palmada
Como já comentei nesse post, sou adepta da educação com apego e extremamente contra a palmada. recentemente participei de um encontro sobre maternagem consciente e em uma das palestras tivemos acesso a estudos científicos que confirmam a ineficiência das palmadas e alguns de seus prejuízos gerados às suas vítimas.
O mais impressionante é que todos os estudos apontam possíveis malefícios, enquanto que não existe um trabalho somente que aponte benefícios.
Abaixo alguns números surpreendentes:
- No Brasil, estudos de 2012 apontam uma estimativa onde 500 mil crianças sejam espancadas por ano.
- Relatório recente da UNICEF sobre violência no mundo aponta que 5 crianças são vítimas, por hora, de maus-tratos no Brasil. O Brasil é o 6º país no mundo em taxa de homicídio de crianças e jovens.
- Existem evidências indiretas de que a palmada está associada com maiores índices de criminalidade.
- Em 2013, um estudo brasileiro chamado de “Associações entre práticas de disciplina infantil e comportamento de bullying em adolescentes” mostrou que disciplina autoritária e punitiva estava associada com bullying entre adolescentes (10-15 anos).
- A presença de palmadas aplicadas em crianças de 1 ano é um fator de risco para a existência de agressões físicas mais severas no ano seguinte.
Leia mais e tenha acesso as fontes da pesquisa Clicando Aqui.
Leiam com calma e divulguem. Está em nossas mãos educarmos pessoas melhores!