SOS da amamentação

bb

Na última visita ao pediatra, meu bebê estava abaixo do peso ideal, pois seu ganho havia sido menor que o esperado. Com isso, o médico acendeu a luz amarela e pediu que seja dado um complemento alimentar (fórmula) para que ele retome o ganho de peso.

Claro que dei uma pirada… Meu leite não está dando conta do meu filho! Minha cabeça de mãe louca já foi lá na frente e imaginou logo que ele será baixinho, terá deficit de aprendizado, será frágil a todos os vírus de resfriado… O pediatra me tranquilizou e disse que todas essas coisas que minha mente criou, caso aconteçam não será por causa dessa desaceleração do ganho de peso. Disse ainda que outros indicadores estão perfeitamente normais e que ele cresceu bem nos últimos 20 dias (passou de 59 cm para 62 cm), está esperto, atento e que em algumas semanas o peso deve voltar para o normal (levando em conta a curva de crescimento convencional).

Voltando para o complemento, ele indicou a fórmula NAM Supreme 1, 60 ml após cada mamada no peito. Odeio a ideia de oferecer fórmulas, para mim, nada substitui o leite materno, mas como já comentei aqui, essa não é a primeira vez que temos dificuldade em ganhar peso. Na primeira Vez, recorri ao Amigas do peito, que me orientaram a retirar o primeiro leite, deixar ele mamar livremente o leite mais gorduroso e complementar com o primeiro leite retirado na bomba. Dessa vez tive que ceder e oferecer a fórmula para não colocar em risco o desenvolvimento do meu filho.

Como fiquei com medo de dar a fórmula na mamadeira e ele não querer mais mamar no peito, conversei com a nutricionista que nos acompanha desde sempre e ela sugeriu que esse reforço seja dado através da sonda de amamentação.

Funcionou assim: Coloquei o complemento na mamadeira normal e coloquei uma ponta da tal sonda no bico da mamadeira, prendi a mamadeira no sutiã e a outra extremidade da sonda ficou no seio, indo na boca do bebê junto com o bico do peito. Meu filho sugava o mamilo e a sonda ao mesmo tempo. Essa medida também é indicada para estimular a produção do leite materno.

sonda1

Existem sondas mais “modernas”, que já vem com um suporte para o leite, como essa abaixo:

sonda

Achei tudo muito engenhoso, requer paciência e tempo, mas deu certo! Ele não sentiu diferença nas mamadas, continua mamando no peito super bem e o mais importante, já está de volta ao peso “normal” para sua idade. 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s